Ads 468x60px

Jesus, o maior tesouro


TEXTO: LUCAS 14:25-33

INTRODUÇÃO: Cristo tem que ser o seu maior tesouro. O que você ama com prioridade. Se você amar uma pessoa neste mundo mais do que o Senhor você não pode ser seu discípulo. Você só pode ser discípulo de Jesus se amá-lo totalmente (v.27). E para amá-lo sobre todas as coisas temos que negar a nossa vontade, tomar a cruz: Que significa perder a vida da alma por causa do Senhor, negando suas satisfações, exigências e desejos.

I-EXIGÊNCIAS PARA VENCER O MUNDO E TOMAR A CRUZ

• Tem muitas pessoas que pelo fato de passarem por lutas dizem: Estou levando minha cruz. Mas Jesus não disse que devemos tomar o fardo e sim a cruz .
• Fardos são inevitáveis, agora tomar a cruz é algo opcional (v.38). Alguns pensam que quando estão em dificuldades ou em necessidade eles estão tomando a cruz.
• Isso não é verdade todos passam situações diversas e Jesus disse no mundo tereis aflições (Jo 16:33), mesmo aqueles que já são salvos passam por aflições, mas temos que fazer distinção entre fardos e levar a cruz.
• Porque fardos são situações que acontece a todos nós, mas tomar a cruz é escolher a vontade do pai ( MT 26:42). Jesus escolheu a cruz.

II-AS OPÇÕES ESTÃO DIANTE DE NÓS FAÇAMOS A ESCOLHA

• Depois que Jesus salva uma pessoa , Ele coloca sua condição ja a porta. Ele não coloca as condições para trilharmos o caminho do reino de Deus depois de alguns anos de conversão.
• Se alguém poderá ou não ser seu discípulo será determinado desde o começo (LC 14:27).
• Todo aquele que ama um pouco o mundo não está apto para o reino. Mesmo aquele que ja colocou as mãos no arado se olhar para trás não é apto para o Reino de Deus (Lc 9:62).

III-JESUS EXPLICA POR MEIO DE PARÁBOLAS A QUESTÃO DE LEVAR A CRUZ

1-A parábola da construção de uma torre (lc 14:28-30): Quando Jesus ensina sobre o calcular as despesas não significa que se não tivermos dinheiro suficiente vamos desistir de construí-la (v.28).
2-Na verdade não é isso que o Senhor disse. O que ele estava dizendo é se alguém quer construir uma torre, deve questionar a si mesmo se estar disposto ou não a colocar todo seu dinheiro na construção.
3-O Senhor não pergunta quanto você deu a Ele, Ele quer saber se você deu lhe tudo esse é o fim daquele que ama totalmente ao Senhor (v. 29-30).